Portada del sitio > Literatura > Editoriales > Expressão Popular. Editorial Brasil

Expressão Popular. Editorial Brasil

Palabras clave:

Ótimos livros, de boa qualidade e a preços acessíveis. Esse foi o móvel que reuniu, em torno da nossa editora – a Expressão Popular –, um conjunto de homens e mulheres das mais diversas faixas etárias, de diferentes profissões, mas cujas trajetórias tinham (e têm) um traço comum: o compromisso com a construção de um novo mundo, a convicção de que um novo mundo é possível e, por fim, a certeza de que essa possibilidade será tanto maior quanto maior for o acesso dos homens e mulheres, sujeitos e protagonistas dessa construção, aos saberes desenvolvidos nesse rumo.
Mas como oferecer livros ótimos, de boa qualidade e a preços acessíveis, se o custo de produção de um livro é tão elevado? Como compatibilizar boa qualidade, preços acessíveis e custos elevados?
Racionalizar o processo de produção, enxugar ao máximo os gastos com equipamentos etc., pesquisar preços de fornecedores e de materiais, isso não seria suficiente para atingirmos nosso objetivo. Toda editora séria o faz e nem por isso consegue baratear suas publicações de modo a torná-las acessíveis ao grande público.
Na verdade, só havia um caminho: combinar a prática de preços acessíveis com a do trabalho voluntário militante.
Foi então que, a partir de 1999, fomos organizando o comprometimento de centenas de profissionais que pensam no mesmo rumo e transformando nossas ideias em realidade: temos hoje mais de 300 títulos publicados, com preços populares, com várias edições esgotadas.
Assim, exceto a parte administrativa, que é profissionalizada (recebe salários), a diagramação, que exige trabalho profissional especializado, a impressão em gráfica empresarial, além de uma ou outra ajuda de custo para serviços longos e demorados, funcionamos fundamentalmente com trabalho voluntário militante. Publicamos obras de domínio público, outras originais e outras ainda que já tiveram publicação anterior, mas cuja editora não mais se interessa pelo título, ou simplesmente encerrou suas atividades, e cujos autores e/ou tradutores nos cederam/cedem seus direitos.
Formamos um grande grupo de pessoas, em todo o país e no exterior, trabalhando com a pesquisa de textos e imagens, com a produção, a tradução e a organização de textos. Voluntariamente, sem custos que acarretariam um maior preço de venda do livro. E, certamente, autores e tradutores – mais de uma centena deles – que nos cedem seus trabalhos já publicados para nossa edição.
Paralelamente, como não visamos à disputa do mercado editorial existente, cumprimos o papel de ampliar o hábito da leitura entre os brasileiros, objetivo comum a todos aqueles que se preocupam com a formação cultural do nosso povo e que se dedicam aos negócios editoriais.

Grandes libros, de buena calidad y a precios asequibles. Este fue el gabinete que se reunieron alrededor de nuestro editor – la expresión Popular, un grupo de hombres y mujeres de diferentes edades, de diferentes profesiones, pero cuyas trayectorias tenían (y tienen) un rasgo común: el compromiso de construir un mundo nuevo, la convicción de que un nuevo mundo es posible y, por último, la certeza de que esta posibilidad es mayor cuanto mayor sea el acceso de hombres y mujerestema y protagonistas de esta construcción, el conocimiento desarrollado en este curso.

http://editora.expressaopopular.com.br/

Entrepueblos Entrepueblos/Entrepobles/Entrepobos/Herriarte | Mapa del sitio | Pep Boatella Il·lustracions | Diseño Web Valladolid | <:icone_suivi_activite:> RSS 2.0 |